domingo, 3 de julho de 2011

Música Eletrônica


Iannis Xenakis - Electronic Music 1997




Gérard Grisey - Les espaces accoustiques 1985






           Estudei, nesse último mês, bastante música eletrônica, e, diferentemente do que primeiro se espera de músicas nomeadas por este jargão, encontrei obras que realmente me surpreenderam. Postei aquilo que mais me agradou, sem me preocupar com uma apresentação linear da história da música eletrônica. Achei importante postar o primeiro álbum por sua pureza: Entre músicas separadas por datas radicalmente distintas há uma preocupação clara com a particularidade do som eletrônico. Recusando estruturas já existentes, Iannis Xenákis focaliza sua atenção para elementos que só poderiam ser percebidos e explorados intencionalmente com a música eletrônica, a saber, o timbre. Karlheinz Stockhausen também desenvolve uma proposta estética parecida na qual a instantaneidade da materialidade do som se destaca em relação às estruturas musicais que se dão no tempo (a melodia).
         O álbum de Gérard Grisey mostra um tipo de experiência completamente diferente, onde a música eletrônica se encontra intimamente ligada à música erudita, até mesmo se confundem. São sons que, por vezes, nem ostentam um timbre eletrônico, mas o modo como é usamos é inegavelmente originário das formas musicais possibilitadas pelos recursos eletrônicos.



Um comentário:

  1. Estou capturando os álbuns Lucas. Vou ouvi-los com calma e depois a gente comenta.

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