terça-feira, 5 de julho de 2011

Debussy e Stockhausen: Duas polaridades da experiência musical - Introdução



Quando um novo recurso técnico é incorporado pela arte ela se transforma. Todas as suas dimensões sofrem alterações: A sua criação é enriquecida com novas possibilidades e uma compreensão da música já existente, sua existência é ampliada em sua própria materialidade além do modo com o publico recebe a obra ser forçadamente modificado. Obviamente, nem toda novidade técnica alcança conseqüências tão radicais e extensas como a reprodutibilidade técnica narrada por Walter Benjamin, mas uma investigação precisa é certamente capaz de encontrar alterações significativas provocados pelos mais variados recursos técnicos que surgiram na história da arte.
No contexto da música brasileira temos bons exemplos. Tom Zé, numa conversa documentada com David Byrne, oferece uma interpretação esclarecedora acerca do surgimento da Bossa Nova: A música que antecede sua criação é marcada por vocais cuja expressividade se baseava em gritos potentes, e não poderia ser diferente, a restrição técnica da gravação delimitava o próprio escopo criativo. Foi o aperfeiçoamento do microfone que permitiu a realização do vocal frágil e sussurrado de João Gilberto, mais do que isso, a própria idealização de uma vocal assim não seria possível sem o desenvolvimento do microfone. A música tropicalista também permite esclarecimentos análogos, ele deve parte de sua produção à nova compreensão que a absorção da guitarra elétrica proporcionou ao samba e a música folclórica.




Novos Baianos - Acabou Chorare 1972




João Gilberto - Chega de Saudade 1959

Um comentário:

  1. Esperarei mais conclusões de sua parte para opinar acerca de suas idéias. Por ora, gostei dos dois discos postados, tava sentindo falta de uma brasilidade no seu "Antologia Progressiva"

    ResponderExcluir