terça-feira, 22 de março de 2011

Rock Progressivo Japones


People - Ceremony: Buddha Meet Rock 1971
Download Megaupload - 56MB

Uganda - Uganda 1972
Download Megaupload - 67MB, Rapidshare - 69MB

 Geinoh Yamashirogumi - Osorezan / Do No Kenbai 1976
Download Rapidshare - 53MB, Megaupload - 59MB, Mediafire - 50MB

Morio Agata - Otome No Roman 1972


Download Rapidshare - 79MB


        Dizem que não existe música boa no Japão. Isso é parcialmente verdade. Morei lá um ano e não conheci absolutamente nada bom. É claro que o meu alcance era minúsculo, sendo um adolescente que apenas começava a escutar Pink Flod e Led Zeppelin. Mas, de qualquer maneira, aqui no Brasil mesmo o que não esta em voga é parcialmente conhecido, embora de forma completamente superficial. Bons compositores como Chico Buarque, Caetano Veloso, Tom Jobin, são nomes relativamente reconhecidos. Do gosto popular não consegui extrair nada relevante. Me interessei, no entanto, pela música clássica, mas que não levei a cabo nenhuma pesquisa séria, conheço apenas alguns álbuns. Em relação à música popular eu só tive a oportunidade de conhecer melhor mediante blogs, aqui na Brasil. 
  
       Escolhi quatro álbuns para mudar definitivamente a ideia de que não existe música boa no Japão. People, Uganda, Morio Agata e Geinoh Yamashirogumi. A última conheci recentemente e fiquei muito entusiasmado! Uma feliz descoberta e que tenho o maior orgulho de passar pra vocês.

 
          Para quem deseja conhecer mais de música progressiva japonesa indico este blog incrível: "Japan old prog".



7 comentários:

  1. Mas, meu caro tem muita coisa boa no Japão! Principalmente na atualidade! Temos muita coisa relacionada ao post-rock, como o fantástico e cristalino "Toe.", ao zeuhl, o brilhante "Koenjyhiakkei" e a outros movimentos de vanguarda. O "Progarchives" deve te ajudar na busca.
    O Japão é fascinante, vou ouvir as bandas que postou, desconheço quase todas, hehe

    ResponderExcluir
  2. Conheço tbm algumas bandas autuais ótimas! Toe eu não conheço, mas vou procurar. Você tem toda razão. Koenjihyakkei é mesmo fantástica, inclusive estava escutando ontem...Mas não quis dizer que não tem musica boa no Japão atual. Mas só que a música que os jovens (tbm os adultos) escutam é surpreendentemente ruim, e eles não têm, nem como referencias distantes, grupos bons. No Brasil, felizmente, isso não é tão radical.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Olá companheiro!! Descobri seu blog aí numas buscas undergrounds no google hehehe. Bem, eu realmente fiquei impressionado com o raro material que você tem aqui. Quanto à bandas japonesas, não sei se você conhece Murasaki, se não conhece, pega que é bom demais. Rock n roll de qualidade. Chegaram a ser chamados de "O Deep Purple Japonês", e realmente é muito bom. Se você não encontrar, me fala (thiaofis@yahoo.com.br) que eu faço questão de upar o disco pra você. O disco chama-se Impact e é de 1976.
    Grande abraço e parabéns pelo blog!!

    ResponderExcluir
  5. OPs... nao sei se me comentário foi... fazendo de novo...
    cena prog japonesa é algo que nunca parei pra pensar... vou baixar agora!!
    Valeu!!!

    =D

    ResponderExcluir
  6. Ah, e eu não sei se é só aqui, mas o arquivo Morio Agata - Otome No Roman 1972 não tá disponível!! =(

    Falou!

    ResponderExcluir