domingo, 10 de outubro de 2010

Free - Tons of Sobs 1968

Muito se critica os fãs de Rock Progressivo por se apropriarem de todas as bandas que gostam segundo a mesma predicação: Para eles tudo é Rock Progressivo. Reforçamos essa idéia com o famoso site ProgArchives, que define Led Zeppelin, Hendrix, Beatles, e outras grandes bandas como sendo bandas de prog. Obviamente, devemos ter uma postura crítica diante de definições desse tipo, no entanto, acredito que tal interpretação tenha algo de correto.
A verdade é simples: Todo bom álbum é, em alguma medida, progressivo!! Independente de que época, e qual seja estilo predominante, se o álbum for realmente bom poderemos encontrar características progressivas nele. Isso certamente ocorre desde Beethoven à Los Hermanos, passando obviamente, e com mais força, por tipos como Beatles, Jimmy Smith, e a presente banda Free. Quero dizer com isso simplesmente que: O artista que tiver uma preocupação e cuidado com a composição da música, desenvolvê-la e enriquecê-la, dar voz e equilíbrio para todos os instrumentos, dar valor e experimentação à gravação e edição, com certeza vai surgir de suas mãos um produto progressivo.
Ora, isso é comum a todo bom músico, seja na música erudita, no jazz, no blues, e em qualquer outro estilo (até nos mais mal explorados ritmos brasileiros, como o forró e o sertanejo). Free tem essas qualidades, e embora predomine uma atmosfera blues-hard, penso que podemos, sem nenhuma força, pensar este álbum como um exemplo de progressivo: Tem dinâmica, desejo de fazer uma boa música, transcende o convencional blues, possui belas passagens com a guitarra e o orgão/piano, etc.


Paul Rodgers - Vocals
Paul Kossoff - Guitar
Andy Fraser - Bass
Simon Kirke - Drums
Steve Miller - piano

01.OVER THE GREEN HILLS (PT 1)
02.WORRY
03.WALK IN MY SHADOW
04.WILD INDIAN WOMAN
05.GOIN' DOWN SLOW
06.I'M A MOVER
07.HUNTER
08.MOONSHINE
09.SWEET TOOTH
10.OVER THE GREEN HILLS (PT 2)

Download http://www.megaupload.com/?d=OTBQZTIX

Nenhum comentário:

Postar um comentário