terça-feira, 2 de março de 2010

Focus - Focus III 1973

Eu não poderia deixar de postar esse álbum num momento tão importante para a história de Goiânia. Para quem não sabe, a banda Focus virá a Goiânia no dia 04 de março, nesta quinta-feira. Focus é um grupo holandês que se iniciou na década de 70, com o excelente álbum "In and Out of Focus", e até hoje permanece ativo, embora com menos intensidade e qualidade. A música do Focus tem momentos tão melódicos e dramáticos (dramático no sentido de que é exagerado, desmedido, tanto quando expressa tristeza como alegria) que chega a beirar a breguice, ou, se quiserem, até ultrapassar suas fronteiras, mas que faz parte de um todo que também inclui momentos extremamente sofisticados. O Focus mistura melodias melosas com elementos de funk, jazz, música clássica e música holandesa, e isso produz um resultado muito peculiar: um som bastante "Swingado", timbres bem calculados, uma tensão de estilos interna entre os instrumentos, transformações rítmica, harmônicas e temática em músicas de maior duração, a expressão de sentimentos únicos (não saberia dizer quais), uma mistura do caos e da perfeita ordem. Este (Focus III) é sem dúvida o melhor álbum do Focus (temeria talvez privar o primeiro álbum à este título), embora o "Moving Waves (1972)" tenha conquistado maior popularidade. Destaca-se as duas maiores músicas: "Answers? Questions! Questions? Answer!" e "Anonymous Two", que são realmente maravilhosas! Aproveitem, e não percam o show: http://www.bolshoipub.com.br/eventos/04-03-2010

Side 1
1. Round goes the gossip (5:12)
2. Love remembered (2:50)
3. Sylvia (3:31)
4. Carnival fugue (6:09)
Side 2
5. Focus III (6:05)
6. Answers? Questions! Questions? Answers! (14:03)
Side 3
7. Anonymous two (Part 1) (19:28)
Side 4
8. Anonymous two (Conclusion) (7:30)
9. Elspeth of Nottingham (3:15)
10. House of the King (2:23)

Total Time: 67:09

- Jan Akkerman / solo & acoustic guitars
- Bert Ruiter / bass
- Pierre van der Linden / drums
- Thijs van Leer / vocal, organ, piano, Alto, flute piccolo, Harpsichord

3 comentários:

  1. Adorei a banda.
    Me surpreenderam.
    Foi bem mais do que eu espereva!

    ResponderExcluir
  2. Poxa, finalmente conheci alguém que acha o Focus III melhor que o Moving Waves! Hehehe. O fato é que são dois excelentes discos. "Answers? Questions! Questions? Answers!" e "Anonymous II" são as duas que mais gosto também, mas as excelentes "Round Goes the Gossip", "Carnival Fugue" (claríssima referência a Bach) e "Focus III" não ficam muito atrás. "Sylvia" provavelmente foi a música do álbum que conseguiu alcançar maior sucesso, e talvez a segunda música do Focus neste sentido, ficando atrás, obviamente, da também excelente Hocus Pocus, do álbum Moving Waves (1972), coverizada por super bandas como Helloween e Iron Maiden.

    Parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  3. oi André! hehe
    Acho o "Moving Waves" o pior álbum da boa fase do Focus. Isto é, ainda gosto mais do "in and out of focus" e do "hamburgo concerto" do que do "moving Waves"!

    Acho a música que deu sentido álbum enjoadíssima, a Eruption. A Hocus Pocus acho legal, só que só ao vivo ela mostra seu verdadeiro potencial. A focus II mostra bem o estilo da banda, acho ela super agradável. O resto, apesar de não ser ruim, é só para preencher a capacidade do LP.

    O Focus III é quase inteiramente bom!

    ResponderExcluir