domingo, 16 de outubro de 2011

Música Portuguesa e Qualidade são conceitos sem objetos em comum?

     

       Já fez um mês e meio que estou morando em Coimbra, e, na medida do possível, pesquisei intensamente a música de Portugal. Obviamente, um mês não é tempo suficiente para conhecermos a produção musical de um país, muito menos para julgá-las. Mas aqui está um juízo provisório do que eu mais gostei até agora, até o final da minha estadia postarei mais álbuns, possivelmente contrariando minha lista inicial. Não acho que estou completamente errado quanto a esses álbuns, creio que todos merecem ser escutados com atenção, e se tiver errado em algum, ou alguns, me perdoem. De qualquer maneira, a questão originária desse comentário, acredito eu, está plenamente respondida: há, ao contrário do que nós, brasileiros, julgamos, música boa em Portugal! Obviamente, nenhum brasileiro minimamente consciente afirmaria o contrário, mas seu juízos de valor se estendem para além do mero discurso, se encontra também no domínio da atividade, e é inegável que a maioria dos brasileiros nunca desempenharam um papel ativo a fim de conhecer a música portuguesa.
   Nesta seleção se encontram álbuns de estilos diversos. Portanto, se não quiserem ser surpreendidos, pesquisem algo a mais antes de escutá-los (sugiro, contrariamente, que escutem todos, independentemente do estilo, pois o verdadeiro gosto deve estar além de categorias).  Aproveitem, gastei uma tarde inteira para preparar esta postagem e espero profundamente que alguém no mundo aproveite o resultado do meu trabalho!


Carlos Paredes - Guitarra Portuguesa 1968


José Mário Branco - Mudam-se os Tempos, Mudam-se as Vontades 1971


José Afonso - Cantigas do Maio 1971


Rão Kyao - Malpertuis 1976


Banda do Casaco - Hoje há Conquilhas, Amanhã Não Sabemos 1977


Fausto - Por Este Rio Acima 1982


Sei Miguel - Breaker 1988


Osso Exótico - I 1990


Carlos Maria Trindade e Nuno Canavarro -  Mr. Wollogallu 1990


Wraygunn - Ecclesiastes 1.11 2006


Linda Martina - Olhos de Mongol 2006


The Allstar Project - Your Reward... A Bullet 2007

7 comentários:

  1. Se fosse só pra considerar a sua questão sobre Música Portuguesa e Qualidade, eu diria que você reuniu exemplos que respondem positivamente a sua pergunta. Sem dúvida, tudo que ouvi é de qualidade... mas se vc não me obrigar a escutá-las novamente numa carona em seu carro, eu provavelmente vou tá curtindo outro som. Não sei, acho a música portuguesa meio sonolenta.

    ResponderExcluir
  2. Hahaha, que comentário mal elaborado! Me explique o que quis dizer com isso "mas se vc não me obrigar a escutá-las novamente numa carona em seu carro, eu provavelmente vou tá curtindo outro som"! Sonolenta? Não sei se caracteriza uma parte significativa da música portuguesa, o que escutou para dizer isso?

    ResponderExcluir
  3. Lucas, fique certo de que seu trabalho tem sido ciberreconhecido, ciberapreciado, ciberexplorado, uma vez que trata-se de uma rara dedicação a música universal, com profundidade, talento, humildade e requinte. Para mim em particular, tenho este como recurso de pesquisa, de crescimento, de conhecimento e prazer. Sou amante do rock progressivo e aprendo muito visitando este blog, sobretudo das bandas alemães. Apenas a título de curiosidade, tenho um trio chamado OPHICINA DE SONHOS no qual buscamos a sonoridade do ELP.

    ResponderExcluir
  4. Oi Tony, obrigado pelo comentário! Esse foi o melhor comentário do meu blog, fiquei realmente feliz quando o li. Meu blog é, em certa medida, um dialogo comigo mesmo, de forma que me obrigo a levar mais a sério escutar e pensar a música. Mas desejo profundamente também que alguém no mundo goste do que posto, obrigado por me dar um retorno!!
    Estou escutando agora o show de vocês no Teatro Linda Mascarenhas! Muito legal mesmo. Não baixei ainda o álbum porque estou sem computador, mas logo que escutar comento lá!

    ResponderExcluir
  5. Fico admirado com sua pesquisa musical. Parabéns. Vou ouvir os discos, fiquei curioso.

    E esta capa dos ovos fritos é sensacional, hehe.
    Abraço.


    Dave
    http://hungryfreakdaddy.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Obrigado Dave!

    Haaa! Eu já conhecia seu blog!! Parabéns por ele! Vou olhar com mais cuidado depois, estou sem computador em casa e está difícil navegar com calma.

    ResponderExcluir
  7. Obrigado, que essa postagem é um presente que todo brasileiro deveria agradecer...

    ResponderExcluir