domingo, 17 de abril de 2011

New Trolls - UT 1972


         A fim de defender as pessoas envolvidas em disponibilizar e baixar artigos musicais na internet pensei em, por meio deste post que oferece este álbum clássico de New Trolls, reservar um espaço para a discussão dessa questão. Escolhi este álbum porque o comprei recentemente, em LP, pela empresa BTF que, dentre outras atividades, relança álbuns italianos dos anos 70. Na minha última compra gastei um grana comprando 9 álbuns. O ponto óbvio que quero destacar é que o fato de conseguir encontrar todos estes álbuns que comprei gratuitamente na internet não me impediu de comprar os mesmo produtos por meios legais. Contrariamente, creio que seja correto afirmarmos justamente o oposto: É pelo fato de conhecê-los, independentemente dos meios, que me torno disposto a gastar meu dinheiro com eles. A condição de possibilidade para se gastar dinheiro é conhecer o objeto a ser comprado, e não há muitos meios disponíveis para conhecermos álbuns de rock progressivo, especialmente bandas menos populares, como a grande maioria de fato é. A possibilidade de se poder levar a cabo uma pesquisa substancial na internet gratuitamente é maravilhosa, e, na medida em que desenvolvo meu gosto, a vontade de comprar e valorizar os músicos e os demais indivíduos que envolvem a produção de um álbum nasce naturalmente. Claro que isso não ocorre com mésicas ruins, desculpem-me os poucos criativos. Nesse sentido, o aparente descompromisso com os músicos no ato de acessar seu material ilegalmente se converte, se a música for de qualidade obviamente, em atitudes absolutamente favoráveis para a industria fonográfica. Admito a restrição da validade deste pensamento: Com relação ao público passivo, cuja intensão se limita a simplesmente poder escutar as músicas da moda, a atividade do receptor se encerra no ato mesmo de possuir a música. Tanto pela baixíssima qualidade das músicas como pela ausência de compromisso estético e moral com a obra obrigam esta atitude limitada. Os músicos ruins que me desculpem, mas ninguém é obrigado a sustentá-los, os que te ouvem não o fazem por gostar mas por outras circunstâncias que não o levarão ao interesse de valorizar e perpetuar suas atividades. Mas, se tratando de músicas que valem a pena serem escutadas e preservadas, acredito estar certo. Os "bons" ouvintes, e isso pressupõe uma posição ativa na sua relação com a música, provavelmente vai encontrar músicas e merecem reconhecimento e sua resposta não será neutra. Uma dedicação, e isso envolve também o aspecto financeiro, devolverá à música as condições para sua existência. Portanto, sou inteiramente a favor de disponibilizar estes álbuns cujo meio de conhecê-los dificilmente se daria de outra forma.


         O site que realizei minha compra se chama BTF. Vale a pena visitá-lo!!


1. Studio (3:09)
2. Xxii Strada (1:51)
3. I Cavalieri Del Lago dell'Ontario (5:02)
4. Storia Di Una Foglia (2:57)
5. Nato Adesso (7:53)
6. C'e' Troppa Guerra (9:53)
7. Paolo E Francesca (6:06)
8. Chi Mi Puo' Capire (4:35)

Total Time: 41:26


- Nico Di Palo / guitar, lead vocals
- Gianni Belleno / drums, vocals
- Frank Laugelli (Rhodes) / bass
- Maurizio Salvi / piano, organ, synthesizer
- Vittorio De Scalzi / guitar 


Download 4shared

3 comentários:

  1. Passamos pelo mesmo processo pelo jeito. Comecei a moldar meu gosto musical com a internet, hoje retenho uma coleção razoável de discos e CDs de bandas que, provavelmente, não conheceria por outros meios.

    Hehe, andei um tempo afastado, mas agora podemos trocar informações novamente

    ResponderExcluir
  2. Cara teu blog é muito bom. Ele é didatico pra quem está se iniciando na apreciação de boa música e um prato cheio pros que amam o rock progressivo como eu. Concordo com o que disse antes , não posso comprar um disco se não tive a chance de conhece-lo. Sou do rio e aqui é muito difícil achar algum lugar pra compra-los. A música deve sim ser livre. Continue ai com o bom trabalho e se estiver de bobeira e quiser ler uns contos da uma olhada no meu blog também.
    http://vinieomundoparalelo.blogspot.com
    Um grande abraço,
    Vinícius

    ResponderExcluir
  3. Acho legal a sua postura, Lucas. Concordo um tanto bom!

    E também concordei com esse álbum... tem umas coisas muito massa!

    ResponderExcluir