sábado, 4 de setembro de 2010

R.I.0./Avant-Prog

Art Zoyd - Symphonie Pour Le Jour Où Brûleront Les Cités
1976




- Symphonie Pour Le Jour Où Brûleront Les Cités
1. Brigades Spéciales (13:23)
2. Masques (8:56)
3. Simulacres (6:53)
- Deux Images De La Cité Imbécile
4. Les Fourmis (5:31)
5. Scènes De Carnaval (8:50)

Total Time: 43:56

- Patricia Dallio / grand piano, electric piano
- Alain Eckert / guitar, voices
- Gérard Hourbette / viola, violin
- Gilles Renard / saxophones
- Jean-Pierre Soarez / trumpet, percussion
- Thierry Zaboitzeff / bass guitar, cello, voices

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Opus Avantra - Lord Cromwell 1975


1. Flowers on Pride (5:29)
2. Avarice (5:26)
3. Lust (3:53)
4. My Vice (1:59)
5. Ira (7:52)
6. Gluttony (3:05)
7. Envy (5:44)
8. Sloth (4:32)
9. Allemanda (3:03)

Total Time: 41:03

- Alfredo Tisotto / Steinway and Fender piano, Hammond, synthesizer and Pipe organ
- Luciano Travella / flute
- Renato Zanella / Fender guitar
- Enrico Professione / violin
- Pieregidio Spiller / violin
- Riccardo Perraro / cello
- Paulo Siani / percussion, drums
- Gina Bianco, Susan Worshap, Cindy Brasher, Carl Adams / vocals
- American Chorus Setaf

Download http://www.mediafire.com/?fdmkuleof958d4m

Julverne - Le Pavillon Des Passions Humaines 2000



1. Ersatz, gout bulgare
2. L'ongle casse contre un nounours au bras tordu
3. La fascination de l'ordre
4. Sombre
5. Hit
6. Tosca
7. La seduction de la facilite
8. Ode primitive
9. Le rose aux joues
10. Chant pietre
11. La soif du pouvoir
12. Wien, Wien nur du allein

- Pierre Coulon / flute
- Dirk Descheemaker / clarinet
- Michel Berckmans / bassoon
- Laurence Cornez / piano, percussions
- Jeannot Gillis / violin, trombone
- Edith Heudens / viola
- Claudine Steenackers / cello
- Andre Klenes / double bass

Download - http://www.mediafire.com/?93e2cbhaczb46dw

Há uma idéia bastante forte de que rock progressivo se perece com musica erudita. Não creio que isso seja verdade, mas, com a ajuda de algumas considerações, poderíamos pensar melhor a relação da música erudita com o rock progressivo.
Em primeiro lugar, é preciso reconsiderar as afirmações de defendem essa aproximação com o intuito de valorizar o rock progressivo. A simples relação com a música erudita não é nenhuma garantia de qualidade, como se normalmente se infere automaticamente. Não penso que musica erudita seja sinônimo de música boa. Há músicas de excelente qualidade em vários gêneros, e, mesmo se assumirmos que a maior parte dessas músicas se encontre no domínio da música erudita, não precisamos forçar nenhuma relação com a mesma para assegurar a qualidade das demais músicas, muito menos do rock progressivo.
Há, de fato, no rock progressivo muito músicos com formação clássica, bem como o uso de instrumentos clássicos, inclusive de orquestras, e a constante apropriação de idéias originarias da música erudita. Emerson Lake and Palmer e Renaissance são bons exemplos dessas características. Mas disso não decorre que o rock progressivo seja semelhante, ou se aproxime da música erudita. Podemos, no máximo, pensar a presença de certa influencia, ou fonte inspiradora, mas não propriamente uma relação de aproximação.
No entanto, acredito que há um ponto em que a música erudita e o rock progressivo se aproximam realmente, permitindo concebermos até uma espécie de intersecção entre os dois estilos: Este território se dá através da música erudita contemporânea e a vertente R.I.O. ou Avant-Prog. Aqui encontramos propriamente uma aproximação, um domínio que oferece uma autêntica oportunidade para pensarmos até que ponto o rock progressivo esta ligado à música erudita.

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