segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Jethro Tull - Whole Lotta Brick 1972

Cada banda tem sua obra-prima, em albuns casos é difícil identifícá-la, outros é mesmo impossivel, mas no caso de Jethro Tull me é muito claro qual é seu trabalho que mais se destaca: "Thick as a Brick". É extremamente difícil, no entanto, encontrar um show que esta música é tocada em sua totalidade, ela sempre se encontra reduzida ao tema, corrompendo, portanto, todo o cuidadoso desenvolvimento apresentado no álbum, que caracteriza ainda a plenitude do espírito progressivo. Aqui está um álbum em que "Thick as a Brick" é tocada inteira, apesar a qualidade do som não ser muito boa! Vale mais para quem já gosta de Jethro Tull do que para quem deseja conheçê-lo.

Para quem é fã vale visitar este blog (para José): http://bootlegstullianos.blogspot.com/


Thick As A Brick #1
Thick As A Brick #2
Thick As A Brick #3
Non Rabbits & Weather Forecast
Thick As A Brick #4
Drum Solo
Thick As A Brick #5
Cross-Eyed Mary
A New Day Yesterday with Sloane Rangers intro
Aqualung
Wind-Up-Guitar Solo
Locomotive Breath
Hot-Headed English General
Wind-Up Reprise


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Download Part 2 http://www.megaupload.com/?d=GYE5Q3BF

sábado, 27 de novembro de 2010

Tom Zé - Se o Caso é Chorar 1972

O segundo melhor álbum do Tom Zé. É difícil comentar as músicas do Tom Zé, não há muitos conceitos disponíveis para elogiar suas músicas. O valor criativo da composição supera qualquer aspecto técnico, e o que nos resta dizer é, unicamente: que coisa linda!!

Esta é uma entrevista do Tom Zé no Roda Viva, é apaixonante!

http://www.youtube.com/watch?v=oGis3wxKWbk

From: Sergio de Oliveira (sergio_at_signuseditora.com.br)
Date: qua 14 nov 2001 - 11:02:28 EDT

Show do Tom Zé e Gereba, gravado em fita cassete, em São Paulo, no Teatro
Caetano de Campos, para o projeto Adoniran Barbosa, em junho de 1990. À
época, foi lançado em LP. Em algumas galerias do centro de Sampa é possível
encontrar o genérico, já em CD.
Abaixo, a faixa onde o Tom Zé explica como nasceu "Se o Caso É Chorar".
Hilário, educativo e esclarecedor (as partes entre colchetes são minhas).

-- Aliás, essa música é toda plágio. É até bom aproveitar a oportunidade
para contar pra vocês o lado avesso da história. Essa música fez sucesso,
foi primeiro lugar na parada de sucesso no Brasil durante meia dúzia de
semanas, durante um ano quase inteiro, em 1973, e essa música é toda plágio.
A idéia de fazer uma canção toda plágio nasceu por causa de uma canção
anterior, de que as pessoas de minha idade também se lembram, que é aquela
valsinha que dizia assim:

(cantando)
Passo a passo, braço a braço
Um sorriso, um silêncio
Sete horas, oito dias
Dezenove, vim te ver

-- Essa música ganhou num festival da Hebe Camargo [?] o primeiro lugar. E
aí saiu no Estadinho [Jornal da Tarde, irmão mais novo do Estadão] na seção
"O Leitor Escreve", tava escrito lá: "A música de Tom Zé ´Silêncio de Nós
Dois´ é plágio do Garcia Lorca na página tal qual...". Eu disse, vala-me
Nossa Sinhora, corremo lá pra casa, pegamo o Garcia Lorca, fomos lá na
página e hum... tinha lá também a palavra moita. Então tudo bem. Mas eu
falei assim, puxa!, é uma ótima idéia fazer uma canção que seja toda plágio.
Comecei a pensar no assunto e me lembrei dessa harmonia [toca uma seqüência
harmônica ao violão], que é do Estudo número 2, do Chopin. Vocês já conhecem
ela em outra música brasileira, a mesma coisa também, só a batida é
diferente [toca a mesma seqüência, só que com uma levada de bossa nova, e
começa a cantar ´Insensatez´, do Tom Jobim. Gargalhadas no auditório ao
notar as semelhanças, até então despercebidas]. A harmonia é a mesma. Então,
peguei essa harmonia e botei... A forma, eu me lembrei que Antonio Carlos e
Jocafi, naquele tempo davam as regras do mercado nacional com aquele tipo de
coisa: a primeira parte menor [harmonicamente falando], com a sintaxe da
língua portuguesa mais ou menos estranha, prá ficar parecendo uma coisa tipo
luz de boate, assim simbolicamente, metaforicamente, num precisava dizer
nada, bastava ter uma dorzinha e tal, e amor por aqui, amor por acolá, então
eu comecei a construir essa estrutura, que não quer dizer absolutamente
nada, prestem atenção:

(cantando)
Se o caso é chorar, te faço chorar
Se o caso é sofrer, eu posso morrer de amor
Vestir toda minha dor, no seu traje mais azul
Restando aos meus olhos o dilema de rir ou chorar

-- No fim, eu tinha chegado a botar assim: "...Deixando meus olhos vazados
de tanto chorar". A minha mulher disse: "Assim, também não, assim é
esculhambação, ninguém vai te levar a sério. Olhos vazados de tanto chorar?
Que diabo, você é louco? Tenha paciência..."[gargalhadas]. Aí mudei a letra
e Perna, meu parceiro [Antonio Perna Fróes, pianista baiano que chegou a
acompanhar a constelação baiana inteira na época], tava aqui em São Paulo e
me deu a idéia da segunda parte; Ele disse: "Tem uma música dos Beatles -
dos Beatles, não, dos Rolling Stones, uma imitação dos Beatles daquele
tempo - que fala um negócio mais ou menos assim, deixa sangrar meu peito, um
negócio assim, aí ele deu a idéia:

(cantando)
Amor, deixei sangrar meu peito
Prá tanta dor, ninguém dá jeito
Amor, deixei sangrar meu jeito
Prá tanta dor, ninguém tem peito
Se o caso é chorar...

-- Agora, a segunda parte é uma colagem, não tem nenhuma palavra minha. Tudo
música dos outros, vejam se vocês descobrem, eu juntei músicas de sucessos
dos outros [gargalhadas]:

(cantando)
Hoje quem paga sou eu, o remorso talvez
As estrelas do céu também refletem na cama
De noite na lama, no fundo do copo
Rever os amigos, me acompanha o meu violão
Amor deixei (vamos lá, agora?) sangrar meu peito...

[E o auditório em peso acompanha o mago da criação, que faz todo mundo se
divertir como criança, rindo do nosso próprio ridículo e da nossa capacidade
de se entregar aos chavões, ao pré-pronto]

http://www.samba-choro.com.br/s-c/tribuna/samba-choro.0111/0372.html


01 - Happy End
02 - Frevo
03 - A Babá
04 - Menina Amanhã de Manhã
05 - Dor e Dor
06 - Senhor Cidadão
07 - A Briga do Edifício Itália com o Hilton Hotel
08 - O Anfitrião
09 - O Abacaxi de Irará
10 - O Sândalo
11 - Se o Caso é Chorar
12 - Sonho Colorido de um Pintor


sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Art Bears - The World As It Is Today 1981


Conheci Art Bears recentemente, e me apaixonei imediatamente. Posso me descobrir equivocado, mas achei este o melhor álbum desta banda. Se trata de um bom R.I.O., com elementos de música de vanguarda e experimentais.


1. The Song Of Investment Capital Overseas
2. Truth
3. Freedom
4. (armed) Peace
5. Civilisation
6. Democracy
7. The Song Of The Martyrs
8. Law
9. The Song Of The Monopolists
10. The Song Of The Dignity Of Labour Under Capital
11. Albion, Awake! (times unavailable)

- Fred Frith / guitars, violin, keyboards
- Chris Cutler / drums, percussion
- Dagmar Krause / vocals
+ Etienne Conod / engineering, mixing

Download http://lix.in/-51f2df ou http://rapidshare.com/#!download|59tl3|132569363|Art_Bears__1981__The_World_as_it_is_Today.zip|75051

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Deep Purple - Concerto For Group And Orchestra 1969

Conheço pouco Deep Purple, mas este foi o álbum que mais gostei deles (por enquanto). Comprei este LP no Chile sem conhecê-lo e sem, ainda, esperar muito dele. No entanto ele me surpreendeu. Se trata de uma obra muito bem trabalhada, com lindas passagens orquestradas (que não força nenhuma aproximação da música erudita para reinvindicar seu valor) misturado com momentos mais agressivos encabeçados por ótimos orgão e guitarras. O álbum que postei é o relançado e remasterizado em 2002, que inclui ainda um segundo CD com musícas tomadas na mesma noite apesar de não ter sido lançado na edição de 70.


Live, released in 1969


Songs / Tracks Listing

1. First Movement: Moderato - Allegro (19:21)
2. Second Movement: Andante (19:11)
3. Third Movement: Vivace - Presto (13:08)

Additional tracks on CD release (placed before the Concerto)
4. Wring That Neck (13:12)
5. Child In Time (12:02)

In 2002 this record was released as a two cd set with the following track listing:

Disc 1 (band only):
1. Intro (radio clips) (3:27)
2. Hush (4:40)
3. Wring That Neck (13:23)
4. Child In Time (12:02)

Disc 2: Concerto:
1. First Movement: Moderato - Allegro (19:21)
2. Second Movement: Andante (19:11)
3. Third Movement: Vivace - Presto (13:08)
4. Encore: Third Movement: Vivace - Presto (part) (5:52)


- Ritchie Blackmore / lead guitar
- Ian Gillan / lead vocals
- Jon Lord / organ, keyboards, backing vocals, [string/woodwind arrangements]
- Ian Paice / drums, percussions
- Roger Glover / bass, backing vocals


Download http://www.megaupload.com/?d=7QYA5JA3

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Embryo 1973

Embryo - Steig Aus 1973

1. Radio Marrakesch/Orient-Express (9:53)
2. Dreaming Girls (10:26)
3. Call (17:22)
- a. Call (part 1)
- b. Organ Walk
- c. Marimba Village
- d. Clouds
- e. Call (part 2)

- Roman Bunka / guitar
- Christian Burchard / drums, marimba, vibes
- Jörg Evers / bass
- Edgar Hoffmann / violin
- Jimmy Jackson / Mellotron, organ
- Dave King / bass
- Mal Waldron / electric piano

http://rapidshare.com/#!download|219|67982528|Embryo_-_Steig_Aus__1972_.rar|54267

Embryo - Rocksession 1973

1. A place to go (4:25)
2. Entrances (15:35)
3. Warm canto (10:07)
4. Dirge (9:35)

- Christian Burchard / drums
- Jörg Evers / bass
- Edgar Hofmann / saxophone, violin
- Jimmy Jackson / organ
- Dave King / bass
- Siegfried Schwab / guitar
- Mal Waldron / electric piano


Embryo - We Keep On 1973

1. No place to go (12:32)
2. Flute and Saz (5:57)
3. Ehna, Ehna, Abu Lele (8:43)
4. Hackbrett-dance (3:54)
5. Abdul Malek (3:15)
6. Don't come tomorrow (3:48)


- Roman Bunka / guitar, saxophone, vocals, percussion, bass (6)
- Christian Burchard / drums, vocals, percussion, marimba, vibes, hackbrett, Mellotron
- Charlie Mariano / alto & soprano saxes, flute, nagasuram, bamboo flute
- Dieter Miekautsch / acoustic & electric pianos, bass piano on the clavinet



Essa foi uma banda que permaneceu latente em meu espírito por muito tempo, mas que se despertou com muita força! A redescoberta de um álbum é uma experiência incrível. Quando entramos em contato pela primeira vez uma música (que contenha um nível razoável de complexidade) não somos capazes ainda de experimentarmos todo prazer que ela potencialmente provoca. Começamos a gostar de uma música depois que a escutamos 3, 4, 5 vezes, isto é, na medida em que se torna possível apreender a música em sua totalidade (a multiplicidade ordenado numa unidade). É claro que muitas músicas, desde a primeira vez, nos impressionam fortemente, no entanto, tais impressões são resultados de observações particulares com respeitos à técnicas, timbres, passagens, etc, que, embora legitimas, estão aquém de uma intimidade com a música. A música, diferentemente das artes visuais, por exemplo, se dão no tempo, e somente através dele pode se concretizar. Este caráter temporal é fundamentalmente importante para levarmos a cabo qualquer reflexão sobre a música: A música se revela aos poucos, ela se doa gradualmente, de forma que sua unidade só pode ser apreendida subjetivamente. Uma música em sua totalidade é resultado de um processo que acredito ser condição de possibilidade de uma autêntica apreciação e de um discurso aceitável a seu respeito. Há infinitas maneiras de ocorrer tal processo. Me interessa, no momento, uma unica maneira: Se ouve uma música algumas vezes que, na ausência de grandes sentimentos, é deixada de lado para a realização de novas atividades, tempos depois (meses, anos), quando se volta a escutá-la novamente, inesperadamente, se tem uma experiência incrível. Isso já me ocorreu algumas vezes. Experiência cuja particularidade se encontra no fato da totalidade da música não ser apreendida gradualmente, mas de forma inesperada, de súbito, como se a música, durante sua ausência, estivesse latentemente se estruturando, se ordenando, em nossa mente, e, enquanto conscientemente julgamos não mais recordá-la, possuímos plena condições de a compreendermos em sua totalidade.

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Riff Raff - Original Man 1974


1. Original Man (7:40)
2. Havakak (6:06)
3. Goddamm the Man (6:09)
4. In The Deep (3:59)
5. The Waster (5:09)
6. Tom's Song (4:22)
7. Speed (9:16)

Total Time: 42:41

- Tommy Eyre / keyboards, string synthesizer, vocals
- Bud Beadle / saxophones
- Steve Gregory / saxophone, flute, clarinet
- Pete Kirtley / guitars, vocals
- Roger Sutton / bass, cello, vocals
- Aureo De Souza / drums, percussion

Guest musicians :
- Joanna Newman / vocal on "In The Deep"
- Joe O'Donnell / viola on "Original Man"

Download http://rapidshare.com/#!download|251|350583745|RR-OM-74.zip|97702
ou http://www.4shared.com/file/L379Dc0I/Riff_Raff_-_Original_Man.html

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Jimmy Smith - Organ Grinder Swing 1965



01. Organ Grinder's Swing
02. Oh No, Babe
03. Blues For J
04. Greensleeves
05. I'll Close My Eyes
06. Satin Doll


Download http://www.mediafire.com/?0iwkjygvwkm