quinta-feira, 28 de outubro de 2010

McDonald and Giles - McDonald And Giles 1971



Ian McDonald e Michael Giles participaram do primeiro álbum do King Crimson, "In the Court of Crimson King - 1969". É um álbum extremamente agradável, feito com cuidado e bom gosto, sem exageros e desmedidas. Não impressiona num primeiro momento, mas o tempo ajuda a admirá-lo. Nada diferente poderia sair de músicas que pertenceram umas das melhores bandas de todos os tempos!

Me sinto um autêntico evangélico. Por todo lugar que passo "prego" o Rock Progressivo, pois sinceramente, e talvez mesmo ingenuamente, acredito que a música pode fazer a pessoas mais felizes. Postei este álbum para Rodrigo, que espero que conhecendo este álbum, e, ainda, sendo este meio para conhecer outros mais, indubitavelmente se converterá num homem mais feliz com a iluminação do Rock Progressivo em sua vida!



1. Suite in C including Turnham Green, Here I Am and others (11:15)
2. Flight Of The Ibis (3:11)
3. Is She Waiting? (2:36)
4. Tomorrow's People - The Children of Today (7:02)
5-10. Birdman (21:11) involving:
5. The Inventor's Dream (O.U.A.T.) (3:53)
6. The Workshop (2:51)
7. Wishbone Ascension (1:30)
8. Birdman Flies! (6:18)
9. Wings In The Sunset (0:40)
10. Birdman - The Reflection (5:59)

Total Time: 45:20

- Ian McDonald / guitar, piano, organ, saxes, flute, clarinet, zither, vocals and sundries
- Michael Giles / drums, percussion (including milk bottle, handsaw, lip whistle and nutbox), vocals
- Peter Giles / bass guitar
- Steve Winwood / organ, and piano solo on Turnham Green
- Michael Blakesley / trombone on Tomorrow's People
- Peter Sinfield / lyricist

Download http://www.multiupload.com/A4OMEYHRT2

sábado, 23 de outubro de 2010

Top 5 do meu amigo Felipe



Felipe
é um de meus melhores amigos, e, em grande parte, o que possibilitou essa amizade foi o Rock Progressivo. É extremamente difícil encontrar pessoas que realmente gostam de música, isto é, pessoas que sacrificam seu tempo e energia para conhecê-la e compreendê-la. Todos falam de seu gosto pela música, mas são raros aqueles que realmente gostam. Posso estar errado, mas acredito que o gosto pela música exige um comportamento, ou melhor, é condição do gosto um engajamento constante e fiel com relação a música. Devemos conceder alguma atenção àqueles que dizem gostar de uma banda cujo trabalho desconhece? O fato de se ter escutado duas, três, músicas de uma banda garante a existência, ou a legitimidade, do gosto? Por enquanto me restrinjo a dizer que Felipe gosta de música e de Rock Progressivo, e que temos boas conversas que envolvem muito mais do que o mero "massa", "doidão" e "grooveira": Absorvemos e conversamos naturalmente através de nomes de álbuns, datas, nacionalidades, possíveis estilos, e desenvolvemos inúmeras teorias para justificar e convencer nossas opiniões o gostos.




Este é o Top 5 do Felipe (Seu gosto ainda não é muito aprimorado, mas acredito que um dia irá aprender mais e rever sua posição!)


1 - Pink Floyd - The Dark Side of the Moon 1973
http://www.megaupload.com/?d=2RV7EC7T

2 - King Crimson - Lark's Tongues in Aspic 1973
http://www.mediafire.com/?ztjmwzw2ncr

3 - Quellla Vecchia Locanda - Quellla Vecchia Locanda 1972
http://rapidshare.com/#!download|211|47829010|QVL_-_ST_72_-_rmst_-_w_scans_.zip|85760

4 - Genesis - Nurdery Crime 1971
http://sharebee.com/5c4ca002

5 - Samla Mammas Manna - Samla Mammas Manna 1971
http://rapidshare.com/#!download|486|173310307|1971_-_Samla_Mammas_Manna.rar|65993

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Lucifer's Friend - Banquet 1974

Um daqueles álbuns que se apaixona já na primeira vez que se ouve! Não tenho muito para falar sobre ele, pois o conheci recentemente. Só conhecia os dois primeiros álbuns deles, "Lucifer's Friend" 1970, e "Where the Groupies Killed the Blues" 1972, os quais costumam ser mais comentados. Com uma pausa em 73 eles só voltam a lançar novos álbuns em 74: É de se esperar (legitimamente) que seriam álbuns ruins, e que poderíamos adiar seu conhecimento para oportunidades futuras (esta ideia é reforçada pelas capas de mal gosto). No entanto, conheci a música "Sorrow" (que não tem nada a ver com a do PF) pela ótima coletânea "KrautRock: Music for your Brain" que vale muitíssimo a pena conhecer! Se trata de 4 volumes com 6 dc's cada, isto é, 24 cd's com músicas cuidadosamente escolhidas de KrautRock.

Podem puxar todos neste blog: http://oldrocker-alwaysback.blogspot.com/search/label/v.a.%20-%20krautrock%3A%20music%20for%20your%20brain



1. Spanish Galleon (11:50)
2. Thus Spoke Oberon (6:44)
3. High Flying Lady-Goodbye (3:40)
4. Sorrow (11:36)
5. Dirty Old Town (4:46)

Total Time: 38:36

- John Lawton / vocal
- Peter Hecht / piano, organ, mood, synthesizer, Fender Rhodes
- Dieter Horns / bass, backing vocals
- Peter Hesslein / guitar, 12 string guitar, acoustic guitar, percussion, backing vocals
- Herbert Bornhold / drums, percussion, backing vocals
Guest musician:
- Herb Geller / Soprano saxophone solo on (1) and flute on (4)


Download http://rapidshare.com/#!download|286|162101054|0461975.rar|71335

domingo, 10 de outubro de 2010

Free - Tons of Sobs 1968

Muito se critica os fãs de Rock Progressivo por se apropriarem de todas as bandas que gostam segundo a mesma predicação: Para eles tudo é Rock Progressivo. Reforçamos essa idéia com o famoso site ProgArchives, que define Led Zeppelin, Hendrix, Beatles, e outras grandes bandas como sendo bandas de prog. Obviamente, devemos ter uma postura crítica diante de definições desse tipo, no entanto, acredito que tal interpretação tenha algo de correto.
A verdade é simples: Todo bom álbum é, em alguma medida, progressivo!! Independente de que época, e qual seja estilo predominante, se o álbum for realmente bom poderemos encontrar características progressivas nele. Isso certamente ocorre desde Beethoven à Los Hermanos, passando obviamente, e com mais força, por tipos como Beatles, Jimmy Smith, e a presente banda Free. Quero dizer com isso simplesmente que: O artista que tiver uma preocupação e cuidado com a composição da música, desenvolvê-la e enriquecê-la, dar voz e equilíbrio para todos os instrumentos, dar valor e experimentação à gravação e edição, com certeza vai surgir de suas mãos um produto progressivo.
Ora, isso é comum a todo bom músico, seja na música erudita, no jazz, no blues, e em qualquer outro estilo (até nos mais mal explorados ritmos brasileiros, como o forró e o sertanejo). Free tem essas qualidades, e embora predomine uma atmosfera blues-hard, penso que podemos, sem nenhuma força, pensar este álbum como um exemplo de progressivo: Tem dinâmica, desejo de fazer uma boa música, transcende o convencional blues, possui belas passagens com a guitarra e o orgão/piano, etc.


Paul Rodgers - Vocals
Paul Kossoff - Guitar
Andy Fraser - Bass
Simon Kirke - Drums
Steve Miller - piano

01.OVER THE GREEN HILLS (PT 1)
02.WORRY
03.WALK IN MY SHADOW
04.WILD INDIAN WOMAN
05.GOIN' DOWN SLOW
06.I'M A MOVER
07.HUNTER
08.MOONSHINE
09.SWEET TOOTH
10.OVER THE GREEN HILLS (PT 2)

Download http://www.megaupload.com/?d=OTBQZTIX